Atualização (R$ 365.620,57 | + 1,28%) – MARÇO/2024 | Viagem ao URUGUAI

Mais um mês positivo, ainda que a valorização tenha sido menor do que no mês anterior. O mais interessante é que o patrimônio está crescendo mesmo sem aporte, devido ao planejamento do carro. Claro que isso não torna o aporte desnecessário, essa é a parte mais importante da história. Mas ver a carteira crescer sozinha é bastante agradável 🙂

Parte dessa valorização veio da NVIDIA (principalmente no mês anterior), empresa americana muito falada recentemente devido às subidas recentes. O valor que aportei nela no início de 2022 já mais do que triplicou. Neste pouco tempo de investimentos a bolsa americana tem dado resultados mais expressivos que a B3.

Aporte com dinheiro novo:

Tesouro RENDA+ 2050: R$ 298,46

Tesouro RENDA+ 2065: R$ 248,12

Reserva de Emergência: R$ 100,00

Aporte quase inexistente, como já tem ocorrido, devido à reserva para a compra do carro.

“Aporte” no carro: R$ 4170,00 (guardado à parte num CDI de liquidez diária, não está sendo contabilizado no patrimônio).

Dividendos (Brasil): R$ 957,53

Dividendos (Exterior): 131,78

Dividendos maiores que a média devido aos proventos gordos da ITAU e VALE principalmente. Os dividendos são sempre reinvestidos nos ativos da carteira.

Viagem ao URUGUAI

No último mês, embarquei sozinho em uma viagem de duas semanas rumo ao Uruguai, um país que sempre esteve na minha lista de destinos. Optei por explorar principalmente Montevideu, a capital, e reservei alguns dias para conhecer de Punta del Este. A ideia inicial era fazer essa viagem no Carnaval, mas os preços estavam muito altos e acabei deixando para ir depois. Montevidéu se revelou uma cidade cativante desde o primeiro momento. Com uma mistura de arquitetura colonial, ruas movimentadas e modernas, belezas naturais e uma atmosfera acolhedora, é difícil não gostar do charme uruguaio. Passei horas caminhando pela Rambla (vendo as maravilhosas chicas uruguaias), que é a orla de Montevideu à margem do Rio da Prata, ruas históricas do centro, explorando alguns dos mercados locais e a culinária.

Me hospedei através do Airbnb nas duas cidades, optando por um apartamento que oferecia liberdade e conforto, semelhante ao que fiz na viagem à Buenos Aires. O apartamento ficava no bairro de Punta Carretas, um dos bairros mais turísticos da capital e próximo à orla.

Antes de pousar em Montevidéu eu já havia mudado a localização no Tinder e já estava conversando com algumas locais. Algo que percebi usando o Tinder em outros países é que se apresentar com aquele clássico “brasileiro de férias em tal lugar”, “passando X dias em tal lugar”, escancarando que a sua estadia naquele local é passageira, não rola muito. Provavelmente porque todo mundo já deve fazer isso e também porque deve ser uma merda pra elas ficar bancando a guia turística.

Ao invés disso, eu deixo claro minha nacionalidade mas dou a entender que estou conhecendo e morando um tempo na cidade, como se não tivesse data pra ir embora. Claro que quando perguntam eu falo a verdade, mas não deixo estampado na testa que o passeio tem os dias contados. Fazendo isso acho que consigo me distanciar do turista de 3 dias que está claramente afoito atrás de sexo com as gringas. Bom, parece bobagem mas pelo menos tem funcionado.

Saí com 3 mulheres que conheci pelo Tinder nessas 2 semanas. Uma é da mesma área de atuação que a minha e provavelmente por conta disso a interação fluiu melhor, foi a que mais encontrei no período. As nossas saídas tinham relação com a nossa área, depois íamos para bares/restaurantes tomar Tannat e outros vinhos uruguaios e por fim íamos para o meu apê. Achei as uruguaias lindas e muito parecidas com as argentinas, em geral com traços claramente europeus.

Iguarias uruguaias

Com a segunda uruguaia que saí o roteiro se resumia às etapas 2 e 3 do parágrafo anterior, mas só rolou uma vez. Na segunda, saímos para beber, tudo parecia bem mas de repente ela diz que precisa ir resolver algo, aparentando alguma urgência. Foi esquisito e pouco convincente, só estranhei porque se ela não curtiu a primeira vez seria mais fácil não ter ido para a segunda kkk. Paciência, depois disso continuei a me encontrar com a “colega” de profissão.

A terceira garota que saí foi em Punta Del Leste, cidade que fui conhecer rapidamente já no período final da viagem. Punta Del Leste é quase inacreditável, estando lá entendi porque ela é conhecida como a Miami sul americana. É uma cidade minúscula, cheia de mansões e carros importados. Nunca vi tantas Ferraris, Teslas e BMWs por metro quadrado, impressionante. Alías, nunca tinha visto um Tesla rodando na rua, e lá era o que mais tinha.

Apenas mais um Tesla nas ruas de Punta Del Leste

Voltando ao assunto anterior kkk, a terceira chica tinha 20 anos, então foi a mais nova dentre as 3, e foi também o encontro mais rápido. Estávamos conversando há alguns dias pelo Tinder, combinamos de nos encontrar um bar, depois fomos para uma balada, o que tem bastante em Punta Del Leste, pelo menos nessa época, e por fim ela topou vir para casa. Percebi que estou ficando velho, já não vejo graça em ir para baladas como via quando tinha a idade dela, e como eu tento levar uma vida saudável, costumo beber pouco, o que é difícil fazer quando se está numa boate. Eu fiquei fingindo estar no clima e não demorei a chamá-la para o apartamento. Eu já havia dado a entender bem antes de que faria esse convite, então ela já estava esperando por isso e topou. No fim foi tudo divertido.

Falando sobre dinheiro, Uruguai é um país caro! O Peso Uruguaio é nitidamente mais forte que o Real, comparativamente tudo é mais caro lá (tirando os vinhos). Os alugueis são mais caros, os restaurantes, os preços nos supermercados, tudo. E a diferença de preço é realmente considerável. Claro que não é caro como a Europa, mas quem for ao Uruguai deve realmente preparar o bolso. Para ter um parâmetro, o salário mínimo lá passa dos 2 mil reais e a média salarial gira em torno dos 3300,00 reais.

A maneira que se mostrou mais vantajosa para usar dinheiro lá foi, novamente, o cartão da Wise. Aliás, percebi que dinheiro físico lá é algo realmente desnecessário. Ao chegar no aeroporto pedi um Uber, e daí em diante tudo pôde ser pago en la tarjeta (com cartão). Se for comprar dinheiro físico, nunca faça isso no Brasil porque os preços aqui são bem desvantajosos. E também não compre no aeroporto, as cotações são ruins (ou compre só uma merreca caso se sinta mais seguro assim. Assim que cheguei troquei 50 reais no aeroporto que não serviram para nada). O melhor é comprar nas casas de câmbio espalhadas pelo centro da cidade e pelos bairros mais turísticos, tem aos montes e as cotações são sempre justas. No final das contas troquei ao todo 500 reais por Pesos e no último dia ainda tinha o equivalente a 100 reais na mão (que foram torrados com bobagens no free shop do aeroporto).

Mas o melhor é que se você compra Pesos Uruguaios na Wise a cotação é ainda melhor do que aquela encontrada nas casas de câmbio. Outra detalhe importante é que quando se usa cartão de crédito lá há um abatimento automático de impostos que chega a 18% ou 19% a depender do produto. Ou seja, mesmo que o governo brasileiro cobre 6,38% de IOF, ainda assim o uso do cartão de crédito é interessante.

Fora isso, o Uruguai se mostrou um local extremamente seguro. Era muito comum, por exemplo, ver adolescentes em paradas de ônibus durante a madrugada com seus smartphones na mão completamente despreocupados, algo completamente insano de se fazer no Brasil. Ao conversar com os locais que conheci eles deixam claro que a segurança pública não é mesmo uma preocupação.

E os uruguaios tem uma vibe que provavelmente é o que mais chama a atenção. Certamente há um certo estereótipo nisso, mas a impressão que passa é que o uruguaio é mais tranquilo que o normal: são extremamente educados e muito contemplativos, ocupando toda a margem do Mar del Plata admirando a vista e tomando seus mates.

Acho que deu pra perceber que eu faço um tipo de viagem diferente dos viajantes comuns. Montevidéu é uma capital relativamente pequena se comparada às grandes capitais. Provavelmente 4 ou 5 dias são suficientes para se conhecer todos os pontos turísticos principais. Mas eu não curto essa correria. Prefiro conhecer lentamente, ir mais de uma vez aos locais que gostei e tentar descobrir os hábitos locais.

No final das contas, ainda prefiro Buenos Aires a Montevidéu, por ser maior, bem mais movimentada e com mais atrações. Mas o Uruguai vale muito a pena e meio que parece ser um país socialmente mais à frente que os demais na América do Sul.

A viagem não afetou a capacidade de aporte do mês porque utilizei a Reserva para Viagens, já explicada neste post.

É isso, o post acabou ficando longo demais. Alguém já foi ao Uruguai?

Abraços e até o fechamento de abril!

8 respostas para “Atualização (R$ 365.620,57 | + 1,28%) – MARÇO/2024 | Viagem ao URUGUAI”.

  1. FT,

    Também só troco dinheiro no país destino. Estou me habituando a usar o cartão da Wise.

    Se não fosse o Tinder, vc acha que daria para desenrolar lá na hora alguma tica?

    Caminhando e Poupando

    caminhandoepoupando.blogspot.com

    Curtir

    1. Fala, CP!

      Acredito que sim, só depende da pessoa ir nos locais “corretos”:

      Em Punta Del Leste certamente é mais fácil, a cidade é pura curtição. Tem muita gente nova, turistas de toda parte, festas, baladas, praias cheias e muita gente nessa vibe. Esse é o objetivo geral, é só botar o pé na rua que vc já respira isso. Tudo isso é válido no verão, dizem que no inverno a cidade é bem mais vazia, muitos estabelecimentos nem abrem e faz frio (óbvio), então muda tudo. É bom lembrar que no Uruguai, como na Argentina, os dias são mais longos no verão, com sol até 8-9h da noite, e no inverno o dia é mais curto. Só fiquei 2 dias e meio lá, queria ter reservado um tempo maior para aproveitar mais.

      Montevidéu é uma cidade maior, então tem que se informar um pouco mais onde ir. O que também não é difícil, rapidamente vc descobre quais são os bairros mais noturnos (Punta Carretas, onde fiquei, Pocitos, Buceu e mais alguns) e onde a muvuca está. O importante é que a cidade também é mais cheia no verão, as praias ficam movimentadas, tem vida noturna e as chicas são maravilhosas rss.

      Curtir

  2. Admiro a coragem de sair com pessoas desconhecidas, ainda mais em outro país, hehe. Sobre a Wise, via de regra, é a melhor opção mesmo. Sobre sua segunda reserva (para viagens), fui lá dar uma lida e achei interessante que você guarda em várias moedas. Isto me deu uma ideia… Saudações!

    Curtir

    1. kkkk No exterior é mais tranquilo, o Brasil está cheio de golpistas até no Tinder.
      Legal saber que a ideia da reserva foi útil para mais alguém. Obrigado pela visita, abraço!

      Curtir

  3. Nossa, li seu comentário no IFoumorte agora e achei super inoportuno. Sua visão FIRE é totalmente ignorante dos principios mais básicos de investimento. Caramba, Pra que vc tem um blog se nao sabe de nada?

    Curtir

    1. Caro Anônimo,

      A autora daquele blog fez um post e eu fiz um comentário concordando com ela expondo meus argumentos. Não há nada de inoportuno nisso.

      Você não precisa concordar comigo, mas se o meu comentário te incomoda tanto, a ponto de você vir aqui tentar me ofender, isso é um belo de um sinal de que você está inseguro com as suas crenças.

      E isso faz parte, eu não tenho certeza de que estou certo e não duvido que a minha opinião mude amanhã, até porque isso já aconteceu várias vezes.

      Abraços e boa sorte com as suas “certezas”.

      Curtir

  4. FT, você fez a rapa com as chicas aí, hein!? Hahaha, parabéns!

    Uruguai é um dos poucos países que tenho vontade de conhecer aqui na América do Sul, junto do Chile e da própria Argentina.

    Abraço.

    https://engenheirotardio.blogspot.com/

    Curtir

    1. Fala, ET,

      Se a pessoa for com este “foco” aquilo lá é o paraíso no verão rsssss

      Independente disso, vale muito a pena conhecer todos esses que você citou. São bem interessantes em vários aspectos.

      Abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora