Atualização (R$ 360.971,40 | +1,20%) – MAIO/2024 | Gastos com saúde

O comportamento da bolsa esse mês foi um pouco semelhante ao que ocorreu no mês passado: uma leve subida no decorrer do mês e queda no fim. A diferença foi que a queda não foi tão acentuada, então no final do mês o saldo foi positivo.

Na economia nacional o que se vê é sempre algo esquizofrênico: na semana em que o Boletim Focus indicava para uma inflação mais baixa no final deste ano e PIB mais alto, e no mesmo instante em que as agências de risco internacionais melhoraram a nota de crédito dos títulos da dívida pública brasileira, o Banco Central decidiu reduzir o ritmo de queda da taxa SELIC. E agora estão noticiando “rumores” de que talvez a taxa pare de cair.

Há outras questões envolvidas, mas é difícil ver seriedade numa decisão como essa. O primeiro pensamento é que a decisão foi motivada politicamente. E o segundo é que, já que o governo está demonstrando maior capacidade de pagamento (segundo as agências de risco), os especuladores querem uma fatia maior… Vai saber.

Aporte com dinheiro novo:

Reserva de Emergência: R$ 100,00

“Aporte” no carro: R$ 3300,00 (guardado à parte num CDI de liquidez diária, não está sendo contabilizado no patrimônio).

Dividendos (Brasil): R$ 616,78

Dividendos (Exterior): R$ 86,01

Não tive tempo para reinvestir os dividendos, por isso estão temporariamente contabilizados como “caixa”.

Patrimônio após aporte

Este mês tive gastos pontuais porém consideráveis com saúde. O aporte só não foi mais impactado porque o que recebi de salário foi levemente maior que o normal devido a um trabalho extra que consegui.

Como nunca comentei sobre isso aqui, vou contextualizar o gasto da saúde: eu pratico bastante esporte desde o final da adolescência. Fui um adolescente “gordinho”. Nunca fui obeso mas era gordinho. Nunca sofri traumas por isso, mas na adolescência tal situação começou a incomodar no momento em que percebi que as minhas células adiposas não eram muito atraentes para o sexo oposto.

Ao mesmo tempo, sempre gostei de esportes, mas até então nunca havia praticado algo de forma muito regular. Comecei a fazer natação e a pedalar com frequência com o intuito de melhorar a saúde a estética e obtive bons resultados.

Mas só quando entrei na faculdade, comecei a fazer estágio e alguns bicos na minha área foi que me matriculei na academia, e desde então, pratico musculação e corrida de forma bem disciplinada. Não possuo um físico de alguém “monstro”, longe disso (e nem pretendo), mas eu diria que “atlético”, com o qual jamais achei que viesse a ter quando estava na adolescência.

Voltando à questão da saúde, a corrida é algo que vicia, pelo menos pra mim. Não é difícil, eventualmente, você se lesionar em decorrência do impacto e do esforço envolvido, basta se empolgar de alguma forma: diminuir o intervalo entre um treino e outro, aumentar a distância, ou aumentar a intensidade (velocidade)… foi o que aconteceu.

Não foi nada grave, mas tive gastos com remédios e com um tratamento fisioterápico que não é coberto pelo plano de saúde. O restante, aí sim, o plano cobriu: emergência, ressonância magnética e consulta médica.

Após tudo isso fiquei pensando nas eventualidades que podem ocorrer na vida de alguém que se declarou FIRE com um orçamento sem muita folga. Por inúmeras razões e a contragosto, gastos podem surgir, pontuais ou regulares, principalmente na área da saúde. É algo a se colocar na conta.

Até o próximo fechamento, abraço!

6 respostas para “Atualização (R$ 360.971,40 | +1,20%) – MAIO/2024 | Gastos com saúde”.

  1. Essa questão de se empolgar na atividade física eu sinto com a bike. Tinha uma época que queria bater o recorde no caminho que faço casa e trabalho, por pouco não devo ter me lesionado também. Agora pego leve para pegar sempre rs

    Curtir

    1. Sei bem como é rsss
      Eu até acho bom tomar “um susto” de vez em quando, sofrer uma lesão de leve, principalmente no começo… Porque enquanto isso não acontece a pessoa acha que é o super-homem, acha que nunca vai se machucar. E depois que se lesiona a pessoa fica mais esperta para a importância de se aquecer, descansar, “ouvir” o corpo, enfim, fica mais prudente. Pelo menos comigo foi assim, na 1a vez que me lesionei há alguns anos tudo mudou rs.
      Valeu pela visita, abs.

      Curtir

  2. FT,

    Acho que quem planeja ser FIRE tem que levar em consideração os imprevistos também, pois eles aconteceram desde quando nascemos e desde que nós não somos FIRE. Sendo FIRE ou não, temos que estar preparado.

    Já sabe o modelo do carro e previsão de quando vai comprar?

    Caminhando e Poupando

    caminhandoepoupando.blogspot.com

    Curtir

    1. CP,

      A previsão é que em dezembro eu tenha o montante que estou mirando. Como o final de ano é corrido por causa das festas, feriados, reveillon e tudo mais, é provável que eu compre em janeiro/25.

      Não sei o modelo específico, mas estava pensando em comprar zero o top de linha do HB20 ou do Peugeot 208 (já dirigi ambos através de aluguel). O primeiro modelo parece mais racional, mas o segundo recebeu um motor turbo no ano passado e se tornou o mais potente da categoria, achei bem interessante. Ele (o 208) vai receber um facelit ainda este ano, vou ver também como vai ficar. E uma terceira opção é comprar um carro mais premium usado nessa mesma faixa de preço, mas isso deixaria alguns custos mais caros. Até o fim do ano bato o martelo.

      Abraço!

      Curtir

  3. Também acho que, nessa questão do BC, os culpados são Roberto Campos Neto e seus diretores. Criaram uma mudança de perspectiva do BC com base num dado ruim de inflação nos EUA, sem que a posição do FED fosse alterada. Tudo bem, que o passo do corte deveria diminuir em função da postergação dos cortes do FED, agora como ele fez isso fora do CUPOM é colocando em cheque os futuros diretores que decidirão o futuro da política monetária é inaceitável de alguém que deveria ser técnico e independente. O mais absurdo ainda é divulgar na mídia e via operadores de mercado, que o grupo de diretores mais recente é que não está sendo técnico.

    Curtir

    1. Bem lembrado, há um certo cinismo e conivência na mídia de que tal decisão foi técnica e que o “outro lado” é que está sendo irresponsável.

      Curtir

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora